quinta-feira, 12 de junho de 2008

No Reino dos Brandos Costumes...

Sou fã de Estremoz…Acho uma terra muito simpática no Alentejo profundo. No entanto, não sou fã de extremos…nem de extremistas…e sou muito menos fã de piadas pouco conseguidas como esta que acabei de tentar lançar para abrir este post em grande estilo. Resultou esta tentativa em qualquer coisa de duplo efeito. Não só não consegui ser extremamente engraçado como, pelo contrário, consegui parecer um perfeito idiota, o que, bem vistas as coisas, até nem é mau de todo porque, embora por defeito, quase faz jus à realidade.
Mas lá que não gosto de extremos, lá isso não. Porque se caímos para o lado esquerdo aterramos num Gulag e, se caímos para o lado direito arriscamo-nos a vestir um fatinho às riscas com um qualquer nome acabado em Birkenau e começado por Auschwitz…Portanto, o melhor mesmo é, na grande maioria dos casos, ficar por aquele meio termo…até porque, já dizem os antigos, que a vida é como uma sanduíche e no meio é que está a melhor parte. Eu até concordo porque, se tudo correr segundo o ciclo natural da vida, vivemos e morremos com alguém a limpar-nos o rabo e é nos anos que medeiam entre esses dois períodos que sobrevivemos à fatalidade que é ter alguém a mexer impunemente no nosso ânus…
Bom, mas antes que este post descambe ainda mais, é altura de voltar à conversa dos extremos…O melhor extremo é o Extremo Oriente e o piorzinho é capaz de ser a Extrema Unção…Mas, tirando isso, a Revolução de 25 de Abril de 1974 trouxe-nos a possibilidade de deixarmos de estar extremamente oprimidos para podermos gozar daquela coisa chamada liberdade que nós, jovens (e entenda-se por jovens os nascidos no pós-25 de Abril…), não entendemos nem sabemos dar valor (segundo muitos dos menos jovens…).
Apesar de não perceber nada acerca do que é ser livre, sei que a liberdade proporciona o direito à manifestação livre por parte daqueles que se sentem descontentes com quem os governa…Ora nos últimos dias assisti a magníficos exemplos do que é a liberdade, cortesia de vários grupos de jovens e menos jovens. Assisti à liberdade de manifestação de vários grupos de indivíduos que invectivavam outros a ser livres também…Desejavam de tal maneira a liberdade de quem por eles passava que até lhes atiravam pedras a quem se abstivesse de exercer tão precioso direito…Desejavam de tal maneira a liberdade dos outros que pegavam fogo aos veículos opressores dessa liberdade…Desejavam de tal maneira a liberdade dos passantes que, quem não usufruía desse precioso bem, via à sua mãezinha atribuída a mais recente profissão catalogada pelos Departamentos de Finanças…Jovens e menos jovens, se isto é que é a liberdade, ainda bem que não percebo nada sobre o que é ser livre…
Mas agora vamos ao que interessa…a Selecção Nacional de Futebol já está apurada para a próxima fase do Europeu e o Cristiano Ronaldo vai decidir o seu futuro depois de terminada a competição…

Sem comentários: