quinta-feira, 19 de junho de 2008

Baixa, Euro, Repórter TVI, Senhora, e tal...

Tenho estado de baixa…Mas, caríssimos(as) e dedicados(as) leitores e leitoras, não se apoquentem que não é nada de grave. É mais incomodativo do que grave. De facto, o que de mais grave há nesta maleita é o facto de afectar a zona mais evangélica do corpo humano o que, para uma pessoa devota ao senhor com “S” grande como eu, é…vá lá…chato. Mas não mais do que isso. No entanto, se passar uns dias sem fazer nenhum até pode ter o seu quê de relaxante, ao fim desses dias começa a ser verdadeiramente exasperante. De modos que, mais de um mês de inactividade depois, assevero-vos que gosto muito de estar de baixa, com horas para sair e com coisas divertidíssimas para fazer como pensos, drenagens, desinfecções e afins…Gosto mesmo muito de estar de baixa…gosto disso e de que me agrafem os mamilos e que me apaguem beatas na glande…
Seja como for, hoje foi um daqueles dias em que saí do bunker em que se tornou a minha casa…No regresso, cruzei-me com meia dúzia de rapazolas que destilavam habilidade recorrendo a uma bola de futebol…Num momento de menor inspiração o esférico rolou na minha direcção e, apesar das minhas melhores intenções, consegui dar-lhes mais trabalho do que se, pura e simplesmente, ignorasse a redondinha e seguisse o meu caminho. Estou convencido que não granjeei amigos por aqueles lados mas o esforço também conta e penso que o espasmo dos meus membros inferiores foi suficientemente conseguido para dar a entender que era difícil fazer melhor do que fiz. E quem dá aquilo que tem a mais não é obrigado, portanto…
Ora esta máxima não se aplica à Selecção Nacional, que disputa hoje os quartos-de-final do Europeu 2008, frente à Alemanha. No momento em que escrevo este post, oiço em barulho de fundo, a exaustiva reportagem da TVI sobre o jogo de mais logo…E cada vez mais me convenço que ser jornalista não é coisa que exija muito trabalho…pelo menos ser jornalista destacado para estas reportagens sobre tudo o que tem e não a haver com um simples jogo de futebol…Senão vejamos:

(momentos antes do Portugal-Alemanha, em pleno Parque Eduardo VII, em Lisboa, onde está instalado um ecrã gigante à frente do qual se têm reunido milhares de pessoas para assistir aos jogos de Portugal no Euro2008)

Repórter TVI (dirigindo-se a uma senhora de meia-idade equipada com camisola, bandeira, cachecol e demais bricabraques alusivos à Selecção) – Então, está aqui para ver o jogo?
Senhora – Estou!

(silêncio embaraçoso que é rapidamente preenchido por roufenhos “ehhhhh’s” de outras senhoras de meia idade que se aglutinam atrás da conversadora entrevistada)

Repórter TVI – E o que espera deste jogo? Uma vitória gorda de Portugal?
Senhora – Sim!!

(silêncio embaraçoso, etc, etc…)

Repórter TVI – E quem é que marca?
Senhora – O Cristiano Rónaldo!!

(“ehhhhh’s”…e “Portugal, Portugal!!!”, e afins…)

Verdade seja dita que o trabalho não parece muito exigente porque as respostas dos entrevistados também não primam p’la complexidade. Quão diferente não seriam estes momentos se sucedesse o seguinte:

(novamente no Parque Eduardo VII, em Lisboa, poucas horas antes do início do Portugal-Alemanha…)

Repórter TVI (dirigindo-se à tal senhora patrioticamente bem apetrechada) – Então, está aqui para ver o jogo?
Senhora – Não…estou nestes preparos porque não tido tempo de lavar a roupa. Tenho um monte lá em casa que nem digo ao senhor. Até já cheira a suor fermentado nas escadas. De modos que isto era o que sobrava. O chapéu com guizos é p’ra que o meu mais novo não se perder de mim nesta confusão e a bandeira, olhe…está calor e sempre vai dando p’ra me abanicar uma vez por outra…Mas isto vai estar no canal da bola? Hoje acaba a novela da Siqui…(dirigindo-se ao mais novo dela…) já me enganaste Herlander Frederico!!!

Repórter TVI – Mas o que espera deste jogo? Uma vitória gorda de Portugal?
Senhora – Olhe…eu acho que preferia uma entroncada mas sem ser gorda. Porque os gordos é uma coisa má. Dá diabetes altos e coisas no coração. Vitória magra também não porque se fica muito ossudo…

Repórter TVI – E quem é que marca?
Senhora – Pode ser o Cristiano e o Rónaldo…
Pessoalmente, gostava muito que a Selecção seguisse para as meias-finais…Primeiro, porque gosto de ganhar, ainda que não ganhe nada com isso…Depois porque vou continuar de baixa por mais uns tempos. E mais um bólus de Eurozolam e um cheirinho de Euromidato sempre ajudava a passar o tempo…





4 comentários:

Bela Isa disse...

:( Perdemos... Custou-me tanto!!!!
Bahhhh! Mas lutámos! PORTUGAL!

Jane Doe disse...

Concordo... custou-me tanto também... principalmente com tantos alemães à minha volta...Mas o que é que os gajos vêm cá fazer?
De qualquer forma preferi assim que perder contra a Espanha. Aí sim, não os poderia aturar!(os espanhois)

squalus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
squalus disse...

Padrinho lindo, não fazia ideia que estavas lesionado!!

Venho felicitar-te pela imaginação. Os teus post's são sempre bastante originais e muito criativos, sim cenoura...

Mas venho contar-te uma que te deve ter escapado do jornalista da tvi, quando comentou o começo da chuva "... têm razão quando dizem que a Suiça tem as 4 estações num ano!"

Sim, porque 4 estações num ano não é para qualquer um!! Só mesmo para a Suiça!

Beijocas

Fica bem