terça-feira, 23 de outubro de 2007

Mistééérios...

Há muita coisa neste mundo que eu não entendo…Muita mesmo. E nem vou tentar debruçar-me sobre as guerras e o sofrimento desmesurado que grassam por esse mundo fora…Essas discussões deixo-as para as pessoas cultas, sábias e, enfim, importantes e não para criaturas como eu que passam os dias a pensar qual a melhor maneira de não meter a pata na poça…Por isso, a reflexão que quero aqui partilhar diz respeito a uma coisa bem menos fundamental que o estado de coisas neste nosso planetazinho…


Muito recentemente aconteceu-me uma coisa na qual eu não quis acreditar. E, quando pensava que tinha sido obra do acaso e que dificilmente voltaria a acontecer…voilá! Eis que acontece novamente…Mas, antes de passar a descrever o que realmente sucedeu, queria explicar a disposição arquitectónica do convés-lavabo da Caravela 7…Não mudem já de página e não se preocupem…não pretendo fazer nenhuma descrição maçuda (quiçá, a la Eça de Queirós…) e vão ver como vai ser relevante lá mais para a frente…

Então, o convés-lavabo da Caravela 7 é um cubículo com, mais coisa menos coisa, 2 metros quadrados. Fica situado, como o resto da Caravela, num 2º andar e, numa das paredes tem uma janela e na oposta encontra-se a porta cuja extremidade inferior dista praí uns 10 cms do chão. Ou seja, é uma daquelas portas (que fecha, obviamente, por dentro) por onde se podem ver os pés do utente do convés-lavabo assim haja paciência e coragem da intrépida pessoa em colocar-se naquela posição que ganhou a eternidade como “aquela posição em que a Alemanha perdeu a guerra”…Tudo isto para além, é claro, daquelas loiças que frequentemente se encontram num vulgar convés-lavabo…

Bom, por esta altura já todos vocês devem estar a bater o pé nervosamente e a pensar “Mas que raio aconteceu afinal!?”. Pois bem, podem sossegar com o pezinho que estou prestes a partilhar o tal fenómeno que escapa à minha compreensão…

Certo dia, estava eu a meio de mais uma missão matinal na Caravela 7 quando sou violentamente acometido por uma maleita à qual se dá o nome de cólica e que provoca uma coisa que é conhecida como uma grande vontade de evacuar…Inteligente como gosto de pensar que sou, dirigi-me ao convés-lavabo afim de dar a carta de alforria ao meu atormentado intestino. A meio dessa importante tarefa, a que a sociedade resolveu epitetar de “obrar”, oiço uns passos do lado de fora da porta do convés-lavabo imediatamente antes de sentir alguém a tentar abrir a porta…É claro que, estando trancada, não é qualquer um que a abre e, na minha ingenuidade, pensei que a pessoa iria esperar pacatamente a sua vez…
Enganei-me redondamente…porque depois de mais uns vigorosos empurrões à porta (como se empurrar uma vez não fosse suficiente para perceber que estava trancada…e já nem falo na palavra “ocupado” escrita na fechadura do lado de fora….) sou abordado com um….

- Está alguém!?, proferido alto e bom som….

Fiquei calado porque acho-me no direito de manter o anonimato quando me encontro em tão íntima actividade mas….

- Quem está aí!?, alto e bom som e sublinhado com outra tentativa de arrombamento da porta…

- Sou eu… – respondi timidamente à arruaceira da qual a porta me protegia…

Curioso é que esta resposta foi satisfatória e, deste ponto, emergem duas questões intrigantes…Primeira, qual foi o destino dado a esta informação? Será que andam por aí a cochichar “ihhhh, pá…o em-fumeiro também caga…”!?

Por outro lado, não percebo qual o interesse em saber a identidade de quem está a obrar…Quer dizer, empurrar a porta uma vez ainda vá…é mais do que suficiente para perceber que alguém está a utilizar o convés-lavabo…agora perguntar quem é!? What’s the fuckin’ point!?! E perguntar duas vezes!?!?! Porquê!? Para quê!?

Lembram-se da descrição do espaço físico do convés-lavabo? Se sim, decerto concordarão que, se a porta está fechada do lado de dentro e ninguém responde podem colocar-se 3 cenários…ou o utente do espaço estava cansado de viver e jogou-se do 2º andar…ou era anoréctico e fechou a porta por dentro antes de se escapulir plos tais 10 cms (o que o tornaria, além de anoréctico, bastante idiota…)….ou teve uma reacção vagal de qualquer espécie a tentar expulsar o Sr. Castanho das suas entranhas e jaz inconsciente (e, portanto, incapaz de responder) no chão do exíguo espaço…Tudo bastante improvável, como vêem…Ou, esperem, esperem, que estou a ter uma ideia brilhante…Se calhar a porta está fechada pelo lado de dentro porque está lá alguém a defecar e não quer responder! Se calhar é mesmo isso!!


Espero que este textozinho chegue a quem faz, fez ou pensa vir a fazer esta bisbilhoteira actividade de perguntar a identidade de quem está do lado de lá de portas de convés-lavabos trancados…Para o bem de todos os que obram e, especialmente, para o meu bem (que também obro)…

E, por amor ao senhor do sótão, não insistam em empurrar as portas quando está mais que percebido que estão trancadas….Do outro lado não está o Santo Graal nem a chave vencedora do €milhões….É apenas uma pessoa a cagar…

Agradecido…

5 comentários:

Anónimo disse...

Mt bom...:)
'vtdc'

MÓNICA disse...

Tenho que saber quem foi que tentou invadir o teu momento de introspecção evacuadora!
Está demais! lol

Bela Isa disse...

Só tu para fazer um post deste tamanho de forma tão brilhante sobre algo tão... banal???... como evacuar. Se não fosse pela razão que foi, diria que parecias um daqueles velhotes do meu serviço que se centra muito na parte intestinal da sua vida! ;) (p.s. - as cólicas é do café!!! Café Nicola dá nisso!!! lol)

NymphetamineUK disse...

Adorei a "pièce de résistance" o Santo Graal e a chave do EuroMilhões!Ahhahahahahahah.Só uma palavra: Adorei. Muito bom:)))

NymphetamineUK disse...

Adorei a "pièce de résistance" o Santo Graal e a chave do EuroMilhões!Ahhahahahahahah.Só uma palavra: Adorei. Muito bom:)))