segunda-feira, 27 de março de 2006

A Letra é Vermelha Porque Vermelho é a Cor da Luz do meu Rato...





A semana passada fui degustar uma lauta refeição a um chinoca que bóia nas águas do Tejo, ancorado ao pé do Docks, do Indochina...enfim, por ali...Estacionei o meu carrito, que um CABRÃO qualquer ainda não tinha amolgado a estacionar, e lá fui eu, e tal...entrei no convés inclinado (sim, porque aquilo fica mesmo num barco...) e sentei-me à espera que o solícito empregado (a) viesse ter comigo e, ainda antes de me mostrar o menu (que só não conhece quem NUNCA comeu em nenhum restaurante chinês...é que são todos iguais..), lançasse a corriqueira pergunta: "Quelépe?", à qual eu fico sempre tentado a responder com um "Não, obeligado" mas, cobardemente, respondo "Não, obrigado" com um sorrizinho afectado à moda do JF (esta é uma private para a malta marinheira da Caravela 7...). É que a cultura é diferente e nunca se sabe se não levariam a mal a brincadeira. E, principalmente, porque não quero arriscar-me a ser expulso desses sítios com uma rotativo nos queixos e uma estrela ninja cravada onde mais me dói...E ainda por cima de barriga vazia.

Posto isto, e porque fizeram realmente a tal pergunta ao mesmo tempo que me passavam o originalíssimo menu para as mãos dei de caras com as dúvidas que sempre me assaltaram quando olho para o nome de alguns pratos que os simpáticos orientais colocam à nossa
disposição...É que, lá simpáticos parecem eles. Quando sorriem (que quase parece ser o estado habitual deles...) é impossível não reparar que só se vêm dentes e que os olhos, já de si rasgados e pequeninos, desaparecem quase por completo...Porém, e por mais injusto que possa ser, não consigo deixar de ficar alarmado quando passo os olhos por cima de sugestões como "Três Formigas em Cima da Árvore", "Família Feliz na Caçarola" ou o tenebroso e intrigante "Família Feliz na Chapa Quente"...Nessa altura, os porreiraços dos chineses sorridentes transformam-se logo em legítimos herdeiros do mauzão do Ghengis Khan e as sua esferográficas em espadas afiadas que servem para intimidar as pobres famílias a fazerem o que não querem...E chamem-me maricas, se quiserem (quer dizer, tentem evitá-lo, se faz favor...E se não conseguirem, podem chamar mas só no sentido de ter medo, ok? Nada se ideias bandejadas...) mas nunca tive coragem de enfrentar o desconhecido ao ponto de arriscar pedir uma daquelas coisas...E tão pouco valerá a pena perguntar-lhes o que haverá de comestível naquilo pois ainda estou para encontrar o primeiro empregado chinês de restaurante chinês cujo léxico português vá além do famoso "Quelépe?", "Boa noite", "Obeligado" e pouco mais...De maneira que acabo sempre por me ficar pelo que comi (sugerido por outros pioneiros que não eu, claro...) na primeira vez que pus os pés num chinoca. Assim, ao fim de 10 minutinhos lá tenho eu à minha frente um Chao Min ou Chop Suey de qualquer coisa, acompanhado pela inevitável tigela de arroz Chao Chao e de uns ridículos e exasperantes talheres chamados Chop Sticks que, não sei muito bem porquê, acabo sempre por pedir e que são sempre responsáveis pela patética figura que faço ao encetar impiedosas caças ao bago de arroz pelo prato fora..É que aquilo dá um trabalhão descomunal!!! Deve ser daí que vem a tal expressão da paciência de chinês...E também deve ser por isso que eles são tão magrinhos...É que por mais bombástica que seja a refeição, tudo o que é reles caloria deve ser queimada nas aproximadamente 4 horas que dura, em média, cada refeição...

E já repararam na fina ironia com que nos são apresentados os tais pratos...Quer dizer, o primeiro ainda vá..."Três Formigas na Árvore", pronto, ainda se aceitaria mas...quem é que ficaria satisfeito em jantar três singelas formiga!!?? Acho que nem o Sudanês ou qualquer um dos seus patrícios daqueles mais magrinhos e esfomeados...A verdadeira ironia, quanto a mim, prende-se aos outros dois pratos...Se eu já ponho em dúvida que uma família se possa sentir feliz numa caçarola, recuso terminantemente a aceitar que uma família se possa sentir satisfeita, realizada ou feliz numa chapa quente...Imaginem, vocês sentir-se-iam!!?? Bem, cada um sabe de si, mas eu não andaria lá muito contente...

E depois há outra coisa...de vez em quando não há por aí gente que é dada como desaparecida? E o que têm feito para os encontrar??Bem, não quero pensar que sou a única pessoa inteligente em Portugal mas não me lembro de se falar em fazerem uma investigação séria às cozinhas dos restaurantes chineses...Então ninguém liga os factos, ninguém soma 2+2!!?? Quer dizer, pessoas desaparecidas...pratos chamados "Família Feliz na Caçarola" e "Família Feliz na Chapa Quente"?? Ring a bell!!?? Não!!?? Então lancem-se ao trabalho!! Procurem!! Investiguem!!

Depois não digam que ninguém avisou...

Sem comentários: