quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Fomos electrocutados...e gostámos!!

Já há algum tempo que estava a programar este regresso às lides bloguísticas...Tardei mas...caros e inexistentes leitoras e leitores, eis-me chegado!!! E hoje com um objectivo muito nobre!! Com a vossa inestimável ajuda pretendo desmascarar uns falsos super-heróis que por aí andam. Mas lá iremos...Gostava de, antes de mais nada, introduzir esta notícia que, se bem que um pouco desactualizada, irá mexer com a vossa promissora vida e com a minha reles existência.

Ora, cá vai...

"Factura média da luz sobe 66 euros por ano

O consumidor médio de electricidade vai pagar mais 5,5 euros por mês de factura com o aumento proposto pela ERSE (Entidade Reguladora do Sector Energético) para os clientes domésticos de 15,7% para o próximo ano. Este aumento, que afecta a esmagadora maioria dos consumidores - 5,3 milhões num universo global de 5,9 milhões -, representará um acréscimo da factura energética em termos anuais de 66 euros para uma facturação média mensal de 35 euros."

In dn online, 18-10-2006

O que vos apeteceu dizer após terem conhecimento desta boa-nova!!?? Provavelmente o mesmo que a mim...E não, não foi nada do género de "credo", "valha-me Deus" ou "Deus nosso senhor nos proteja". Não, não foi nada disso. Foi qualquer coisa como ca...piiii, filhos de uma grande piiii, etc, etc...
Porém, qual super-herói de cuecas por fora das calças (como não poderia deixar de ser...) lá veio a boa-nova salvadora, 3 dias depois...

Cá vai...

"Governo impõe limite de 6% à subida da luz

O Governo anunciou ontem um limite de 6% ao aumento das tarifas eléctricas para os consumidores domésticos (baixa tensão) em 2007. (...) O ministro reafirmou que a proposta de aumento tarifário da electricidade elaborada pela Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) era "inaceitável". Em anúncio público que contou com a presença de jornalistas, Manuel Pinho sustentou que a proposta da ERSE "compromete a recuperação da economia", "baixa injustificadamente o poder de compra dos consumidores", "reduz a competitividade das empresas nacionais" e "torna Portugal um destino menos atractivo para o investimento estrangeiro".(...) Por tudo isto, o Governo decidiu, "no quadro das suas competências e sem pôr em causa as da ERSE", "limitar a variação da tarifa da baixa tensão normal a um máximo de 6%", em vez dos 15,7% propostos pelo regulador."

In dn online, 21-10-2006

Aqui está!! Perceberam!?? Graças ao nosso compreensivo e amistoso Manuel Pinho (Mané, para
os amigos...como todos nós) o aumento da tarifa ficará pelos 6 % em vez daqueles astronómicos 15.7 % propostos pelos malvados da ERSE. São, ou não são, bonzinhos estes cachopos do Governo!?? São, ou não são, uns corações de ouro!!?? São, ou não são, umas jóias de pessoas que zelam pelos nossos interesses e pelas suas...ooops, nossas poupanças!!?? Então não é que aqueles mafarricos da tal ERSE queriam aumentar as tarifas em 15.7%!?? E então não é que os compinchas de São Bento impediram esta afronta e fixaram os aumentos em somente 6%, ou seja, menos de metade do que foi inicialmente proposto?? Muito bem! Pela primeira vez em 3 anos foi possível percepcionar uma preocupação do Governo em pôr um travão aos aumentos descontrolados que assolam os pobres contribuintes portugueses.

E os contribuintes portugueses, em grande algazarra, agradeceram vivamente...


Porém, antes que abram mais garrafas de champanhe, queria apenas que dessem atenção a um pequeno pormenor, ou melhor, a um pequeno número...Ora 1.5 não vos diz nada? E se eu disser 1.5%? Também não??Ok então, imbuído pela boa-vontade do Mané e Cia., eu confesso...Este 1.5% é o valor máximo previsto para o aumento dos salários dos portugueses para o próximo ano, quando entrarem em vigor os tais insignificantes 6% a mais nas contas da electricidade.


Agora imaginem este cenário...o Mané, mandatado pelo Excelentissímo Primeiro Ministro José Sócrates (Sócras, para os amigos...como todos nós), combina um blind date com um maduro de uma tal ERSE. Entre uma e outra bejeca segreda-lhe:

- Ouve lá, e se tu e os teus comparsas mandassem aí para o ar que queriam aumentar o preço da electricidade em 15.746455494832623562%?

O tal da ERSE respondia:

- Para que, Mané?

Ao que o Mané retorquia:

- Epá, é que nós lá no Governo estamos à rasca e precisamos de uns € valentes para irmos de férias para o Brasil...E vê lá que o Sócras (porque o Sócras também é amigo do tal da ERSE) até meteu na cabeça que quer ir outra vez para o Quénia ver elefantes...Ele diz que já está farto de trabalhar e de veras trombas com que a oposição o recebe. Quer variar um bocadinho, 'tás a ver?? Assim, vocês sugeriam um aumento de 15.746455494832623562% e nós contrapúnhamos com qualquer coisa à volta dos 6%, por aí...Que achas??

O tal da ERSE:

- Estou a ver...Mas o aumento desta tarifa não é igual ao aumento dos salários!? O que é que vocês vão ganhar com isso? Nós é que ficamos desacreditados!!

E o Mané:

- Tem calma, indivíduo da ERSE! Os aumentos vão ser, com sorte, à volta dos 1.5%. Vocês atiram com os tais 15.741455494832623562% para o ar, a malta fica toda revoltada e nós aparecemos, quais super-heróis com maiô de licra e cuecas por fora das calças, a dizer "calma aí, quem manda aqui somos nós!" e pumba, atiramos com os 6%. Ganhamos uma pipa de massa à conta disso, o povão acha que vai pagar uma ninharia (só 4xs mais do que o aumento dos salários...) e ainda podemos culpá-los por atrasarem a expansão do mercado da electricidade às companhias espanholas. É que, com aumentos irrisórios como estes, não há empresa espanhola que consiga competir com o que cá se passa. Depois não se queixem...E com o dinheiro que ganhamos, vocês fundam outra ERSE qualquer e não precisam preocupar-se em limpar o nome desta...Que achas, funcionário da ERSE?

O tal da ERSE retruca:

- Brilhante, pá! Vocês são do camandro, ou catano, ou caneco!! Só acho que 15.746455494832623562% é demasiado rebuscado...E se ficássemos pelos 15.7%, it's a dealer? (referência óbvia ao "Filme da Treta"...)

E o Mané:

- Off shore!!!(referência óbvia ao "Filme da Treta", outra vez...)

E se foi assim que as coisas realmente se passaram!!?? No fim de contas, ainda bem que só estou a colocar este post agora, quase um mês depois de a notícia ter vindo a lume...Pode ser que alguém com quase tanto crédito como eu agarre novamente na notícia daqui a mais um mês e se mantenha acesa a chama da revolta (uau...que poético! E épico também!!).

Revoltem-se portugueses e portuguesas!!!! (uau...mais poético ainda!! E ainda mais épico!!!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é por nada, quer dizer é porque sim, ou porque eu acho, ou porque é.. chiça! Adiante! É bem provável que as coisas se tenham passado como dizes. A Mafia é tanta, que os nossos compinchas de S. Bento, a podem utilizar pra ficarem bem vistos.
APOIADO! MUITO BEM! "palmas"
SIM SENHOR! "mais pamas..."

Referencia ao filme disse...

https://www.youtube.com/watch?v=4uNY11tH4cI&t=9m41s