quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Caravela 7 - Breve Manual do Atrasado

Hoje, como não tenho nada de mais interessante que escrever e apetece-me escrever, vou contar como correu o meu dia...Foi um dia normal. Acordei, trabalhei, voltei para casa, adormeci no sofá a seguir ao jantar, acordei com um torcicolo e agora só devo conseguir adormecer quando começarem as televendas...
Mas uma coisa de cada vez...Estava eu,tranquilamente, a dormir que nem um anjo, de boca aberta e a ressonar (segundo testemunhos desdenhosos e invejosos de quem já me viu dormir..) quando sinto que alguém me toca no ombro e sopra...
- Olha..no relógio do vídeo são 7h15...(Nota: Pus o despertador para as 6h05...)
Saltei da cama, vesti-me sem banho nem pequeno-almoço, nem nada e voei escada abaixo rumo ao meu bote que, vá lá, estava atracado mesmo à porta...Remei o mais que pude e apanhei um boiador que me deixou no Terreiro do Paço, para apanhar o bote colectivo às 7h50...E foi nesta altura que telefonei para a Caravela 7 a dar conta do meu atraso...Parece-me uma boa política. Porque, e digo-vos isto como atrasado quase-crónico que sou, que o primeiro passo a dar quando se chega atrasado é avisar...Parece bem, e tal...e não deixamos de ter ganho mais uns minutos na cama, ou a fazer seja lá o que for...E a coisa, meus amigos, pode ficar por aqui...Chegamos atrasados, avisamos e pronto...Porém, se se deixa alguém à espera e é certo e sabido que vamos levar nas orelhas por isso, há um segundo e muito importante passo a dar...Parecer que viemos a correr, mesmo se viemos nas calmas, a apreciar a paisagem...Podemos chegar sem uma gota de suor ao destino mas, uma vez chegados temos que dar a entender que ultrapassámos o Obikwelu pelo caminho...Ah!Muito importante também é nem deixar que quem ficou a bufar à nossa espera abra o bico...Porque se há ali quem tenha motivos de sobra para estar chateado somos nós que nos atrasámos!! Mesmo que tenhamos vindo a contar as pedras da calçada...Quando finalmente se chega há que, ao mesmo tempo que se começa a fazer qualquer coisa que justifique não olhar ninguém nos olhos, barafustar, culpar o bote colectivo que se atrasou, o bote que teve um furo, a velhinha que pediu ajuda para atravessar a estrada, o cego que inda caindo ao rio, enfim...nesta fase vale tudo...Façamos nós a tempestade para que não a façam por nós...É este o meu lema enquanto atrasado quase-crónico...E tem resultado bastante bem. Quem o quiser seguir, esteja à-vontade...Eu não me zango nem cobro direitos de autor...A sério!!Vá lá, a sério, não se preocupem, hein!?
Subi, então, a bordo da Caravela 7 à 8h25, ou seja, 25minutos atrasado mas confiante porque conhecia já os artefactos que teria que polir e acreditava que tudo iria correr bem...Bem..nem por isso..Mal cheguei, o primeiro-tenente (um de estranho linguajar...) que me faria o ponto da situação sobre as actividades no terreno tirou-me logo o cavalinho da chuva...Durante a noite tinha vindo um artefacto da CANP (que, para quem não sabe, é a Caravela de Artefactos Não Previstos) que perdia tinta continuamente. Estava numa situação tão periclitante que nem o poisaram numa prateleira qualquer. Em vez de ir para o convés 6, levaram-no logo para uma das solitárias, onde se poderia trabalhar incomodando menos...Estive de roda dele quase toda a manhã e o que me valeu foi a preciosa ajuda de outros marujos, pessoal da Força Aérea (que me poliu dois artefactos sem a minha ajuda...), Brigada Aerotransportada (que me foram buscar ferramentas a outras caravelas mal lhes pedi), pessoal civil, entre outros(as)...Por volta das 12h15, lá se chamou um bote salva-vidas e rumámos para a CU (Caravela de Urgências...nada de outras interpretações que este é um post sério, ok!!??) de outra frota para que lá se resolvesse a interminável perda de tinta...E lá voltei, cansado mas consciente de que, se não cumpri tudo o que devia, pelo menos cumpri o que podia...
Ao menos, com tanto trabalho, ninguém notou que cheguei atrasado...Ehehe, lá me safei...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor!!
Agora quando chegares atrasado, não venhas cá com cara de quem fez a maratona! Comigo já não vai pegar!
Mas descansa q eu prometo q não me vou chibar a ninguém.
Quanto a esse teu dia na Caravela, espero não ter igual tão cedo! mas se tiver, posso chamar-te??

Anónimo disse...

gostei deste... principalmente a primeira parte; antes de chegares!