sexta-feira, 14 de março de 2008

Ateu!? Eu!?

Os grandes artistas fazem-se esperar…Demoram algum tempo entre uma obra-prima e outra...Os autocarros da Carris também se fazem esperar...E eu também, já agora…Mas acabo por chegar. E os autocarros da Carris também, mas as hipóteses são mais remotas. Bom, seja como for, isto de ficar muito tempo sem escrever tem as suas comoventes ironias…Senão vejamos: o último post tinha um título subrepticiamente brejeiro e uma foto brejeiramente subreptícia…foto essa que, de resto, era a coisa mais interessante desse post. Já o tema da dissertação era vulgaríssimo e de interesse muito discutível. E o que aconteceu? Sete comentários, sete!! Um record de comentários para um post, neste famosíssimo e interessantíssimo (e mais uns tantos “íssimos”…) blog.

Mas cá estou, a saudar os meus caridosos fãs…os que lêem e deixam comentários, os que lêem e não deixam comentários e mesmo aqueles que não lêem (e provavelmente nem conhecem…) porque sei que é apenas uma questão de tempo até ser universalmente reconhecido. Não necessariamente pelo blog…mas nunca se sabe se não me tornarei o primeiro limpa-chaminés a criar uma abóbora de duas toneladas no vaso de um manjerico, ou qualquer outra raridade assim do género…Hoje em dia, é possível ser famoso por tanta coisa…quem me garante que também eu não o possa ser!?
Ah…e meus fiéis fãs, agradeçam à Igreja Católica e aos seus numerosos e fiéis fiéis a reabertura deste espaço, dentro em breve considerado altamente herético. Estivéssemos nós na era medieval e poderia começar a sentir-me um forte candidato à fogueira…Bom, mas vem esta conversa toda a propósito de umas tais novas regras que um tal D. Albert Malcom Ranjith, um cardeal a soldo do Papa Bento XVI, sugeriu para a celebração das eucaristias. Em primeiro lugar, e com a minha veemente concordância, pretende-se que as homilias seja consideravelmente mais curtas…Ora, e porque é que isto é tão importante para mim? Não é que seja um assíduo frequentador da casa do Senhor, até porque não costumo frequentar casas de senhores que não me convidam para lá entrar (só porque não me parece de bom tom, mas cada um faz o quer, pois claro…), mas quando me convidam para casamentos e cerimónias limítrofes, gosto de assistir à festa toda e sinto que, como cristão banhado na pia baptismal, tenho que passar por algumas provações antes de chegar à fase dos comes e bebes que é, afinal de contas, aquilo por que todos (e sublinho TODOS…) os convidados anseiam…E encurtar a homilia deixa aquele travozinho de que caminhámos à mesma sobre as brasas e continua a ser merecido o empanturranço…ainda que o percurso seja mais curto...


A segunda proposta (e reparem na pertinência da analogia com que vos brinda este bloguista…) rezava (boa, hein!?) acerca da, e passo a citar “genuflexão diante das espécies eucarísticas consagradas”…Não percebi, tenho que admitir…Fiquei-me p’la parte da genuflexão e duvido que Darwin, no seu livro “A Origem das Espécies”, tenha catalogado alguma “”Eucarística Consagrada” lá p’rás Galápagos e p’los outros sítios recônditos por onde andou a passear, quero dizer, a estudar…


Por último, D. Albert Malcom Ranjith propõe que se deixe de receber a comunhão na mão passando esta, por conseguinte, a ser depositada directamente na boca do fiel…Ora, tendo em conta que se formam longas filas de fiéis de cada vez que se chega a esta parte de comer o corpo de Cristo (não sei se numa espécie de rito antecipatório quanto aos comes e bebes dos casamentos…), esta medida parece-me…hum, deixa cá ver se consigo dizer isto de maneira suave…cá vai, parece-me uma monumental javardice! Mas alguém me explica qual é o mal de receber a hóstia na mão? É-se menos cristão por causa disso? Cada um terá as suas prioridades mas já até já estou a ver os fiéis a degladiarem-se por ser os primeiros da fila para não lhes calhar uma parte do corpo de Cristo que o pároco toque com os seus dedos múltiplas vezes lambuzados…Não sei de que país vem D. Albert Malcom Ranjith mas uma coisa parece-me óbvia…Ele não conhece a ASAE…E sabendo da sensibilidade dessa malta quanto a questões de higiene, não é muito provável que deixem passar isto em claro…


À atenção da Igreja Católica…Não vão admirar-se se se forem fechando umas casas do Senhor aqui e ali…


8 comentários:

Bela Isa disse...

Amen.

(Vais para o inferno... a escrever coisas assim!!!)

:)

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago! um viva ao escritor que está altamente inspirado:)

squalus disse...

Bem padrinho este teu post tá fabulástico, porque consegues abordar com ironia um tema um quanto delicado. No meu entender a Igreja tem vindo a perder os fieis com tais mudanças radicais, como houve uma há tempos em que nao se podia bater palmas durante as cerimónias. No entanto, com estas novas mudanças há uma que vem a nosso favor "todo o patrão que não pague o salário merecido está a cometer pecado" - ouvi esta na tv. Como nos enfermeiro somos mal pagos... E um outro facto: a Igreja está constantemente a dizer aos fieis para ajudarmos o proximo, mas Ela tem tanto dinheiro, que às vezes é gasto só porque há muito. Enfim...
Bom post ;)

Jane Doe disse...

Não, não vais arder no inferno! Mas, se fosse no tempo da inquisição...bem, eu diria que eras, não um candidato, mas uma presença certa na grande fogueira!eheheheh! deixa lá, eu fazia-te companhia...

Anónimo disse...

ahah temos d denunciar isso as nossas connections da asae, realmente! E +, conto-te que tentaram impedir-nos (si, a nos! a ousadia!) de entrar numa das naves da basilica d s.pedro q era exclusiva p rezar...ai ai (sr.policia)! la tive de fazer a famosa gunoflexao e enqt fingia dialogar c o senhor, li o livro da srªfreira q estava a minha frente...assim uma repetiçao das grandezas d cristianismo digna d uma lavagem cerebral! mas tb, quem vai aguentar a turquia em julho aguenta arder num infernozito para td o sp (e infinitos!!!!;)***

Anónimo disse...

ahah temos d denunciar isso as nossas connections da asae, realmente! E +, conto-te que tentaram impedir-nos (si, a nos! a ousadia!) de entrar numa das naves da basilica d s.pedro q era exclusiva p rezar...ai ai (sr.policia)! la tive de fazer a famosa gunoflexao e enqt fingia dialogar c o senhor, li o livro da srªfreira q estava a minha frente...assim uma repetiçao das grandezas d cristianismo digna d uma lavagem cerebral! mas tb, quem vai aguentar a turquia em julho aguenta arder num infernozito para td o sp (e infinitos!!!!;)***

Anónimo disse...

genuflexao perdao! bem se bem q se fosse flexao tv aqueles abades n tivessem tt pança :P

MÓNICA disse...

Ora vamos cá ver!...
Se os senhores cumprirem todas as normas de higiene e segurança, e isto inclui o HACCP, eles podem colocar a dita, directamente na boca! Mas isso implicava, desinfecção das mãos entre cada boca. Estão a ver que isto vai contra o encurtamento da cerimónia, além de que deixa o crente de boca escancarada à espera que o sr. Padre desinfecte correctamente as mãos, ou então, que troque de luvas entre cada comunhão...
Cheira-me que isto vai dar confusão...
Solução!!!
Também não tenho, mas tb vos digo que não vou comungar, mesmo sendo baptizada, e com as comunhões todas, etc.
Sei lá eu, onde o padre andou com as mãos antes de ir para a missa?