quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Mesmo o que é mau pode ter um lado bom...bonzinho, vá...


Acabei agora mesmo de ver, no Telejornal da RTP1, a notícia da morte da paquistanesa Benazir Bhutto. É, obviamente, um acontecimento triste. Quanto mais não seja porque implica a morte de alguém. No entanto, é impossível ficar indiferente ao sentido prático deste tipo de pessoas…não só dos supostos terroristas que resolvem os seus problemas “à macho”, ou seja, à pancada, mas também dos regimes ditatoriais…que fazem as coisas exactamente da mesma maneira.

Mas é ainda mais impossível menosprezar o input cultural que é facultado às populações quando se despacha, sem apelo nem agravo, as pessoas que podem servir de concorrência aos chefes de governo em vigor. Já viram como o facto de apenas mudar de chefe de governo ou de chefe de estado de 50 em 50 anos pode ser incrivelmente útil para melhorar os índices de cultural geral? Evitaria, certamente, o embaraço que ver certas reportagens onde 9 em cada 10 inquiridos respondem que o nosso actual Presidente da República é o Mário Soares ou o Afonso Henriques…

Até porque a pena para não se saber essa resposta poderia muito bem ser a de morte…O que vale é que temos a sorte de viver num país democrático onde a vontade das populações é democraticamente respeitada…Sorte a nossa!!

1 comentário:

MÓNICA disse...

É o País que temos!
A maior parte das pesoas, nem sabe o significado dos feriados que goza! Só lhes interessa é saber que têm mais um fim de semana prolongado, para irem aos shopping's, de fato de treino de poliester, com o palito no canto da boca, com a mulher toda arranjada ao lado, (como se fosse a uma festa) e os putos a correrem desenfreados, aos gritos e contra as pessoas!
Sabem lá o Dia da Implementação da Republica, ou o dia da Independência de Portugal, querem é saber das pontes de fim-de-semana, e mais nada!
É o que temos... volto a dizer...