domingo, 9 de dezembro de 2007

Manifesto de Acintosa Indignação

Esta é a primeira vez que escrevo o título de um post antes de o começar a escrever. Dizem que os verdadeiros artistas/escritores/criativos/ou-qualquer-coisa-assim-do-género só titulam as suas obras depois de concluídas porque, dessa forma, não se dão ao espartilho de serem guiados por um título previamente concebido…Acontece que eu não sou nem pretendo ser nada do que escrevi acima e, portanto, posso fazer o que muito bem entender…Dar o título primeiro, no fim, a meio ou nem sequer dar título nenhum…Who cares!?!! Bom, mas estaria a mentir se dissesse que estas eram as únicas razões…A verdade, verdadinha, verdadeira é que o tema deste post é uma boa desculpa para empregar o vocábulo “acintosa” que, reconheço, não é coisa que faça todos os dias…E, além disso, estou mesmo indignado portanto o título parece-me muito adequado, ainda que o post esteja por escrever…

Há dois dias atrás, pela madrugada fora, não encontrei nada de mais interessante para fazer que assistir a um debate na RTPN sobre o VIH/SIDA no nosso país…E, como não poderia deixar de ser, veio à baila a questão do cozinheiro que foi destituído das suas confeccionadoras funções por ser portador desta maleita…Tal como terá acontecido com muitos portugueses, também eu fiquei acintosamente indignado com este facto e, principalmente, com a justificação do despedimento. Diziam os especialistas requisitados pelo tribunal que seria possível que o vírus fosse transmitido se caíssem gotículas de suor, sangue ou outros fluidos na comida, durante a sua confecção…A minha indignação acintosa prende-se com o facto de me tomarem por um perfeito idiota (muitas vezes têm toda a razão, eu sei…). Até eu sei que o vírus não se transmite pelo suor…e não me passa pela cabeça que me levem à letra quando eu peço um belo bitoque com um ainda mais belo “bife em sangue”…e muito menos ainda me passa pela cabeça que raio de “outros fluidos” esperam os doutos especialistas encontrar nos pratos que comem…A menos que frequentem “O Avião”, ou estabelecimentos afins…
Como se esta acintosa sequência de acontecimentos não fosse já suficientemente acintosante, meia dúzia de dias depois, vem a lume a notícia de que a um cirurgião foi permitido que continuasse a exercer a sua profissão, mesmo depois de se saber que era portador do VIH/SIDA…Pronunciou-se a Ordem dos Médicos, aplaudindo a decisão e sublinhando que o risco de contágio era tendencialmente nulo uma vez asseguradas as medidas de protecção universal, ou seja, aquelas que se utilizam (ou devem utilizar…) sempre…
Acintosamente indignado fiquei com esta diferença de tratamento dada a um cozinheiro e a um médico…Malditas Ordens!!! O médico, perante uma situação extremamente melindrosa, foi logo tenazmente defendido pela Ordem dos Médicos…Já o pobre cozinheiro, nicles…Aonde estava a Ordem dos Cozinheiros quando tão necessária foi?
Ainda me queixo eu da minha….

4 comentários:

Bela Isa disse...

:) Devo confessar várias coisas. Passo a enumerar:
1 - Desconhecia por completo a existência de tal palavras, ou seja, acintosa, mas fico feliz por aprender mais um bocadinho
2 - Fico feliz também por te "poder ler" mais um bocadinho. Como disse outro dia, já tinha saudades!
3 - O tema VIH/SIDA é um tema que me é "querido". Trabalhei sobre ele no meu trabalho de fim de curso e contacto com a sua realidade diariamente. É triste sim a diferenciação entre um e outro. Mas mais triste ainda, como também escrevi no meu blog, e como tu bem dizes... é que nos tomem por parvos e queiram passar a ideia de que o VIH se transmite pelo suor e afins... (e que o homem sua em barda para cima do alimento enquanto cozinha!)
4 - O juiz e o médico que depuseram nesse julgamento devem sem dúvida frequentar muitos lugares como o "avião" (não sei o que é, mas imagino...) Tristes...
E por aqui me fico... :)

MÓNICA disse...

Talvez fosse necessário criar uma Ordem dos Cozinheiros, até podiam associá-la á nossa, visto que não devem ter muito que fazer, a não ser enviar as revistas pra casa (o que já deve ocupar muito tempo)!
E porque é que este cozinheiro não foi defendido pela ARESP, associação restauração etc, que não me lembro do resto!
Não lhes convinha...

Anónimo disse...

concordo com a monica, a OE podia dar uma maozinha aos cozinheiros enqt estes mandavam diariamente paletes de pasteis de natal e bolas de berlim com creme para os enf de C7. seria uma boa troca.
ah! e empadas de galinha para quem nao gosta de doces...

Bela Isa disse...

Porque tinha que deixar um "Feliz Natal" no blog :) Nestas datas, e em todos os dias de uma vida vivida, como dizia o Pricipezinho: "o essencial é invisível aos olhos"... 1000 beijinhos! Encontraste o Pai Natal?...